segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Desculpa cósmica - Parte V

"Achas que o diabo existe? Um ser que corrompe e destrói o Homem?(Calvin) "Acho que o Homem não precisa de ajuda."(Hobbes) Este diálogo fantástico fez-me rir imenso na altura em que o li. Depois reflecti. Mais uma vez estava perante uma desculpa cósmica. Uma desculpa cósmica é algo que tira a responsabilidade ao ser humano nos actos por ele cometidos e que lhe dá, de certa forma, uma fuga covarde. Não estou a par de quem vive ou governa o Universo, mas se o Homem age mal e comete erros só o deve a ele próprio.

"Achas que o diabo existe?" Não sei. Sei que o ser humano é sempre capaz de fazer mais do que aquilo que faz.

1 comentário:

  1. É verdade! Porém, podemos sempre utilizar a crença não como uma forma de desculpa mas como uma razão para mudar de atitude. E porque é exactamente esse o espírito não do homem religioso mas do ser humano. Encontrar formas que desconhece, sobreviver aos seus erros, lutar contra o que não quer destruir e levar a vida a tentar acreditar! Em quê? Num ser cósmico, de nome volátil que nos desculpa. Sim, porque o nosso próprio perdão não é suficiente. ''Será dificil? Serei Capaz!'' é o lema... Agora, é também importante pensar, se não mesmo reflectir sobre o que nos dá alento para continuar. Se o ''ser cósmico'' existe ou não... cabe a cada um descobrir! Uma coisa é certa, salva muita gente do seu próprio suicidio! - Este foi apenas um pequeno reparo!

    Apreciação propriamente dita:
    Acho que deves manter toda a tua blogosfera, que de qualidade se adorna. Cada pequeno pensamento representa uma fase. E, se temos de viver cá uns tempos, vale a pena não lhe chamar vida utópica!
    Continua! Abraço! :D

    ResponderEliminar